COMO FAZER COM AS CRIANÇAS QUE TERMINAM AS ATIVIDADES PRIMEIRO?
Deixá-las simplesmente esperando ou apressar o restante da turma não é a solução. Conheça propostas inteligentes para entreter a garotada sem atrapalhar a rotina
ATIVIDADES PARALELAS Na EMEB Olavo Bilac, em São Bernardo do Campo, quem termina a atividade primeiro (à direita) tem livros e jogos para ler e brincar enquanto espera os colegas que ainda estão trabalhando com o auxílio da educadora (à esquerda).
Não se trata de falta de planejamento. O ritmo com que os pequenos realizam as propostas que você apresenta faz com que o dia não se desenrole em um compasso perfeito, a ponto de todo mundo fazer a mesma coisa ao mesmo tempo. É claro que organizar as atividades prevendo a duração de cada uma delas é algo a que o educador tem de se dedicar. Porém tão importante quanto isso é planejar sugestões para quem termina as tarefas primeiro com intencionalidade. Isso quer dizer não eleger qualquer coisa somente para distrair a turma, e sim pensar em trabalhos significativos e nas habilidades a serem aprimoradas por meio deles.
Pedir que as crianças esperem os colegas terminar o que estão fazendo não é uma opção (embora muitas sejam submetidas a isso na Educação Infantil). "Se não têm o que fazer, elas ficam entediadas e atrapalham os demais. A situação foge do controle", explica Maria Carmen Barbosa, docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
As atividades de transição (ou de passagem) são válidas não só para organizar o tempo como também para as crianças aprenderem a esperar e respeitar o ritmo dos outros. Ambas as habilidades devem ser construídas aos poucos, tendo sempre você como mediador. Na EMEB Olavo Bilac, em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, a turma já está habituada a elas.
"Com a opção de uma atividade paralela, ninguém tem de abandonar a tarefa incompleta só porque alguns colegas já a concluíram", diz Maévi Nono, professora da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). Confira o que e quando propor, quais os encaminhamentos, o que observar e o que evitar.
OPÇÕES ESCOLHIDAS COM INTENCIONALIDADE Brinquedos e massinha são boas ideias para as atividades de passagem desde que o educador tenha objetivos claros ao ofertá-los aos pequenos. Vale observar as escolhas deles, se preferem brincar sozinhos ou em grupo e como manipulam as peças.
O que propor Se a sala tem espaços diferenciados, como o canto dos brinquedos e o da biblioteca, vale liberar os pequenos para se divertir neles. Disponibilize também quebra-cabeças, livros, gibis, fantoches, massinha, papel e lápis de cor para desenhar e jogos de montar, entre outros. Na EMEB Olavo Bilac, a educadora Márcia Regina Marques guarda esses materiais em caixas que ficam ao alcance de todos da pré-escola. "Dependendo do número de crianças, organizo um ou dois grupos, não mais do que isso, e distribuo algumas opções", ela explica.
Quando propor Esse tipo de atividade deve ser apresentada não só como uma alternativa enquanto a turma aguarda um novo desafio. Existem outros momentos que requerem propostas paralelas: os imprevistos (uma criança se machuca e precisa de cuidados) e as tarefas individuais (como escovar os dentes).
Encaminhamentos Quando a maioria dos pequenos acabar a tarefa, diga que eles podem brincar um pouco enquanto esperam os demais, mas sem atrapalhá-lhos. Indique o material que pode ser usado e o distribua ou libere o grupo para pegá-lo. Explique que, quando a atividade principal for terminada por todos, a rotina deverá ser retomada. "É uma oportunidade para as crianças construírem a noção de que formam um grupo que trabalha junto a maior parte do tempo", diz Maria do Rosário de Souza, da EPG Olavo Bilac, em Guarulhos, na Grande São Paulo.
O que observar Mesmo acompanhando mais de perto os que ainda estão realizando a atividade principal, não deixe de prestar atenção nas crianças que estão lendo ou brincando. Maria Carmen explica que o momento de transição é muito importante para analisar quais os interesses dos pequenos, como eles interagem uns com os outros e se têm mais autonomia.
O que evitar É desaconselhável oferecer várias opções para não dividir a criançada e apresentar livros ou jogos desconhecidos. "A turma não pode depender 100% do educador para brincar, já que ele deve estar mais direcionado a quem ainda não terminou a atividade principal", diz Daniela Munerato, orientadora educacional da Educação Infantil na Escola da Vila, em São Paulo.
Pedir que as crianças esperem os colegas terminar o que estão fazendo não é uma opção (embora muitas sejam submetidas a isso na Educação Infantil). "Se não têm o que fazer, elas ficam entediadas e atrapalham os demais. A situação foge do controle", explica Maria Carmen Barbosa, docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
As atividades de transição (ou de passagem) são válidas não só para organizar o tempo como também para as crianças aprenderem a esperar e respeitar o ritmo dos outros. Ambas as habilidades devem ser construídas aos poucos, tendo sempre você como mediador. Na EMEB Olavo Bilac, em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, a turma já está habituada a elas.
"Com a opção de uma atividade paralela, ninguém tem de abandonar a tarefa incompleta só porque alguns colegas já a concluíram", diz Maévi Nono, professora da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). Confira o que e quando propor, quais os encaminhamentos, o que observar e o que evitar.
OPÇÕES ESCOLHIDAS COM INTENCIONALIDADE Brinquedos e massinha são boas ideias para as atividades de passagem desde que o educador tenha objetivos claros ao ofertá-los aos pequenos. Vale observar as escolhas deles, se preferem brincar sozinhos ou em grupo e como manipulam as peças.
O que propor Se a sala tem espaços diferenciados, como o canto dos brinquedos e o da biblioteca, vale liberar os pequenos para se divertir neles. Disponibilize também quebra-cabeças, livros, gibis, fantoches, massinha, papel e lápis de cor para desenhar e jogos de montar, entre outros. Na EMEB Olavo Bilac, a educadora Márcia Regina Marques guarda esses materiais em caixas que ficam ao alcance de todos da pré-escola. "Dependendo do número de crianças, organizo um ou dois grupos, não mais do que isso, e distribuo algumas opções", ela explica.
Quando propor Esse tipo de atividade deve ser apresentada não só como uma alternativa enquanto a turma aguarda um novo desafio. Existem outros momentos que requerem propostas paralelas: os imprevistos (uma criança se machuca e precisa de cuidados) e as tarefas individuais (como escovar os dentes).
Encaminhamentos Quando a maioria dos pequenos acabar a tarefa, diga que eles podem brincar um pouco enquanto esperam os demais, mas sem atrapalhá-lhos. Indique o material que pode ser usado e o distribua ou libere o grupo para pegá-lo. Explique que, quando a atividade principal for terminada por todos, a rotina deverá ser retomada. "É uma oportunidade para as crianças construírem a noção de que formam um grupo que trabalha junto a maior parte do tempo", diz Maria do Rosário de Souza, da EPG Olavo Bilac, em Guarulhos, na Grande São Paulo.
O que observar Mesmo acompanhando mais de perto os que ainda estão realizando a atividade principal, não deixe de prestar atenção nas crianças que estão lendo ou brincando. Maria Carmen explica que o momento de transição é muito importante para analisar quais os interesses dos pequenos, como eles interagem uns com os outros e se têm mais autonomia.
O que evitar É desaconselhável oferecer várias opções para não dividir a criançada e apresentar livros ou jogos desconhecidos. "A turma não pode depender 100% do educador para brincar, já que ele deve estar mais direcionado a quem ainda não terminou a atividade principal", diz Daniela Munerato, orientadora educacional da Educação Infantil na Escola da Vila, em São Paulo.
A importância de planejar o momento de receber os alunos.
Sabe-se que o primeiro contato que a criança tem com a escola é um momento único e especial, tanto para a família quanto para a escola.
Partindo desse pressuposto, é fundamental que o professor receba as crianças com o maior afeto possível, demonstrando simpatia e principalmente passando segurança para os pequenos iniciantes do convívio escolar, bem como nas atividades propostas.
O planejamento das atividades a serem inseridas é considerado o momento principal que irá propiciar a aceitação, a participação e a evolução da criança nesse novo ambiente.
Com o objetivo de enriquecer e facilitar o trabalho do professor de educação infantil, em especial do maternal, segue algumas sugestões de atividades e práticas a serem aplicadas para as crianças nessa fase escolar.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
• Com o objetivo de controlar os esfíncteres do aluno, orienta-se o professor que estimule e incentive a criança de forma tranqüila e gradativa.
• Elabore atividades que aborde a higiene bucal e coloque em prática com os alunos após o momento do lanche, incentivando o uso do creme e da escova dental. Teatro com fantoches é uma atividade que chama a atenção dos alunos, porém quando bem elaborada.
• No horário do lanche, auxilie o aluno a alimentar-se, mas dê liberdade para que ele aprenda a fazer sozinho. Lembre-se de que o papel do professor é de orientar e não realizar tudo que é proposto.
• Trabalhe com músicas gestuais, cantigas de roda e dança, estimulando partes do corpo.
• Conte histórias infantis, porém curtas.
• Trabalhe com o corpo através de estímulos, de forma que estimule a criança a identificar e nomear as partes do seu corpo. No momento do banho também pode ser trabalhado o corpo.
• Incentive e desenvolva a fala, conversando diariamente com a criança sobre os aspectos do dia-a-dia, possibilitando que essa expresse seus desejos através da fala, evitando somente a comunicação gestual, bem como favorecendo o desenvolvimento de sua linguagem.
• Trabalhe com garatujas, utilizando folhas brancas, lápis, giz de cera e/ou tinta guache atóxica. Nesse momento é fundamental que o professor fique atento de forma que o aluno não leve esses materiais à boca e olhos.
• Aplique atividades com traçados simples (desenvolvendo a coordenação motora), rasgar papel e trabalhar com massinhas, com formas geométricas: círculo, quadrado e triângulo, exercícios de encaixe, incentivando o acerto. No início o professor deve auxiliar a criança, no segundo momento deve deixar com que ela o faça.
Trabalhar com a criança possibilita ao professor criar inúmeras atividades. O importante é que no momento do planejamento o mesmo busque criar atividades que tenham como finalidade propiciar o desenvolvimento da criança como um todo.
Fonte: http://educador.brasilescola.com/orientacoes/como-proceder-com-alunos-maternal.html
ACESSAR ATIVIDADES:
http://meustrabalhospedagogicos.blogspot.com/2008/05/atividades-prontas-formas-geomtricas.html
http://educador.brasilescola.com/orientacoes/como-proceder-com-alunos-maternal.html
Atividades para educação infantil – Cantando e Aprendendo – Período 1
MATERIAL DE CONTAGEM E CLASSIFICAÇÃO
Tampinhas servem para mil coisinhas, desde atividades até contagem e classificação. São item básico, não faltam nunca.
TAMPAS DE PRODUTOS DIVERSOS
Brincar com massinha de modelar, confeccionar atividades, classificar, seriar e brincar livremente. São mil e uma utilidades.
PALITOS DE PICOLÉ
Este cesto cheio de coisas que... não funcionam de verdade, mas nem precisa porque a imaginação é o suficiente para fazê-las funcionar. Eletrônicos que não servem mais para o adulto, servem ao imaginário infantil.
MALETA DO CONSTRUTOR
Prendedores decorados, painel, tudo confeccionado com EVA.
DECORAÇÃO
http://www.cantinhodaeducacaoinfantil.com.br/2011/08/projeto-os-alimentos-tem-historia.html
SALVE OS DONOS DE NOSSA TERRA!
O silvícola seria o dono da terra em que pisamos? Não sabemos. E quanto tempo eles mandaram? Só sabemos que o mundo de fora desalojou os proprietários alegando não terem condição de cuidar da terra.
Quem mandou ser amigo da natureza e falar a língua da mata e conhecer as vozes dos animais, seus parceiros do mesmo lugar? O branco, que vindo das terras pisadas cuja ambição da conquista fluíram no sangue de posseiros que ainda matam ou aprisionam como se fossem suas propriedades.
E o índio que na noite via um céu estrelado e dormia o sono dos justos, de repente sentiu em sua carne o fogo de bacamartes. E viu nas suas mulheres e filhas o peso de doenças jamais sentidas, dos podres visitantes. Eles acreditavam no seu Deus. Mas o branco em uma missa abençoava o lugar como seu. Os curiosos mal suspeitavam de sua desgraça.
Desde lá, até hoje, suas terras, seus rios e suas caças são restritas como reservas demarcadas por brancos. E muita gente tem vontade de exterminar essa raça infeliz que atrapalha seus bons negócios. Será que sentimos vergonha?
E hoje vemos os pardos vendendo suas armas como souvenir e desprezados como seres humanos. Nós sabemos que tudo que temos era deles. Não temos o menor respeito e, com certeza, amanhã nem nos livros encontraremos a sua história. Então viva o ano de 2011! Data que ainda podemos festejar a suas existências e dizer que 19 de Abril festejamos o seu dia.
Tenho um pomposo nome estrangeiro de descendência Nórdica, herança de meu pai e um sangue bem indígena da minha avó, mãe da minha progenitora, uma bela índia Uruguaia. Guardo com muito orgulho o seu sangue, que em mim circula.
Autor: Paulo Kwamme |
HISTÓRICO
Em 1500, quando os portugueses chegaram ao Brasil, estimava-se que havia por aqui cerca de 6 milhões de índios.Nos anos 50, segundo o antropólogo Darcy Ribeiro, a população indígena brasileira estava entre 68.000 e 100.000 habitantes. Passados os tempos de matança, escravismo e catequização forçada, atualmente há cerca de 280.000 índios no Brasil. Contando os que vivem em centros urbanos, a população indígena ultrapassa os 300.000. No total, quase 12% do território nacional pertence aos índios. Quando os portugueses chegaram ao Brasil, havia em torno de 1.300 línguas indígenas. Atualmente existem apenas 180. O pior é que cerca de 35% dos 210 povos com culturas diferentes têm menos de 200 pessoas.. Hoje em dia, o que parecia impossível está acontecendo: o número de índios no Brasil e na Amazônia está aumentando cada vez mais. A taxa de crescimento da população indígena é de 3,5% ao ano, superando a média nacional, que é de 1,3%. Em melhores condições de vida, alguns índios recuperaram a sua auto-estima, reintroduziram os antigos rituais e aprenderam novas técnicas, como pescar com anzol. Muitos já voltaram para a mata fechada, com uma grande quantidade de crianças indígenas. "O fenômeno é semelhante ao 'baby boom' do pós-guerra, em que as populações, depois da matança geral, tendem a recuperar as perdas reproduzindo-se mais rapidamente", diz a antropóloga Marta Azevedo, responsável por uma pesquisa feita pelo Núcleo de Estudos em População da Universidade de Campinas. Com terras garantidas e população crescente, pode parecer que a situação dos índios se encontra agora sob controle. Mas não! O maior desafio da atualidade é manter viva sua riqueza cultural. Organização e Sobrevivência do Grupo Os índios brasileiros sobrevivem utilizando os recursos naturais oferecidos pelo meio ambiente com a ajuda de processos rudimentares. Eles caçam, plantam, pescam, coletam e produzem os instrumentos necessários a essas atividades. A terra pertence a todos os membros do grupo e cada um tira dela seu próprio sustento. Existe uma divisão de tarefa por idade e por sexo: em geral, cabe à mulher o cuidado com a casa, as crianças e a roça; o homem é responsável pela defesa, pela caça (que pode ser individual ou coletiva) e pela colheita de alimentos na floresta. Os mais velhos - homens e mulheres - adquirem grande respeito por parte de todos. A experiência conseguida por muitos anos de vida os transforma em símbolos de tradições da tribo. O pajé é uma espécie de curandeiro e conselheiro espiritual. O Chefe da Tribo Os índios vivem em aldeias e, muitas vezes, são comandados por chefes, que são chamados de cacique, tuxánas ou morubixabas. A transmissão da chefia pode ser hereditária (de pai para filho) ou não. Os chefes devem conduzir a aldeia nas mudanças, na guerra, devem manter a tradição, determinar as atividades diárias e responsabilizar-se pelo contato com outras aldeias ou com os civilizados. Muitas vezes ele é assessorado por um conselho de homens que o auxiliam em suas decisões. Alimento - Pesca Além de um conhecimento profundo da vida e dos hábitos dos animais, os índios possuem técnicas que variam de povo para povo. Na pesca, é comum o uso de substâncias vegetais (tingui e timbó, entre outras) que intoxicam e atordoam os peixes, tornando-os presas mais fáceis. Há também armadilhas para pesca, como o pari dos teneteharas - um cesto fundo com uma abertura pela qual o peixe entra atrás da isca, mas não consegue sair. A maioria dos índios no Brasil pratica agricultura. Cultura Indígena O esforço das autoridades para manter a diversidade cultural entre os índios pode evitar o desaparecimento de muita coisa interessante. Um quarto de todas as drogas prescritas pela medicina ocidental vem das plantas das florestas, e três quartos foram colhidos a partir de informações de povos indígenas. Na área da educação, a língua tucana, apesar do pequeno número de palavras, é comparada por lingüistas como a língua grega, por sua riqueza estrutural - possui, por exemplo, doze formas diferentes de conjugar o verbo no passado. Ritos e Mitos No Brasil, muitas tribos praticam ritos de passagem, que marcam a passagem de um grupo ou indivíduo de uma situação para outra. Tais ritos se ligam à gestação e ao nascimento, à iniciação na vida adulta, ao casamento, à morte e a outras fases da vida. Poucos povos acreditam na existência de um ser superior (supremo); a maior parte acredita em heróis místicos, muitas vezes em dois gêmeos, responsáveis pela criação de animais, plantas e costumes. ARTE A arte se mistura à vida cotidiana. A pintura corporal, por exemplo, é um meio de distinguir os grupos em que uma sociedade indígena se divide, como pode ser utilizada como enfeite. Os trabalhos feitos com penas e plumas de pássaros constituem a arte plumária indígena. Alguns índios realizam trabalhos em madeira. A pintura e o desenho indígena estão sempre ligados à cerâmica e à cestaria. Os cestos são comuns em todas as tribos, variando a forma e o tipo de palha de que são feitos.Geralmente, os índios associam a música instrumental ao canto e à dança. Na foto: Vaso Marajoara, proveniente do Pará Fonte: www.webciencia.com |
Somos filhos da terra cor de urucum. Dos sons do igarapé e da força do jatobá. Das águas do Araguaia, do Tapajós, do Iguaçu. Somos filhos do sol de Kuaray, da lua de Jaci. E da chuva que semeia o guaraná, a pitanga e o aipim. Somos filhos dos mitos. Do uirapuru e seu canto, do vento e do pranto. Guerreiros, fortes, sábios. Somos Ianomânis, Guaranis, Xavantes, Caiabis. E o que somos nunca deixaremos de ser. Uma homenagem para o dia 19 de abril o Dia do Índio. Abraços. (Jornal Zero Hora) |
JOGRAL DIA DO ÍNDIO
HABITANTES DO SOLO BRASILEIRO
Meninos: Ao explorarem a terra, cheia de coisas bonitas.
Meninas: Notaram que era habitada. Todos: Por pessoas esquisitas! Meninos: Andavam quase sem roupas. Uns com penas, uns com tangas...
Meninas: Com colares, com enfeites.
Todos: E caras sérias de zanga! Meninos: Suas armas eram:
Meninas: O tacape, a flecha e o arco
Todos: E com o tronco das árvores, eles faziam o barco! Meninos: Moravam em casas chamadas ocas.
Meninas: Que juntas formavam a taba.
Todos: Os homens caçavam e as mulheres faziam tapiocas!
Meninos: Adoravam a Lua Jaci.
Meninas: Eram bem supersticiosos. Todos: Veneravam o Sol Guaraci. Meninos: Seu chefe era o Cacique.
Meninas: E o Pajé seu curandeiro
Todos: Eram assim os habitantes deste solo brasileiro!
Autor: Não mencionado
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PROJETO
Índios: Primeiros habitantes do Brasil
"Pois a terra se encherá do conhecimento da glória do SENHOR, como as águas cobrem o mar"
Habacuque 2:14
Habacuque 2:14
- Definição do Projeto
Tema: Índios: Primeiros habitantes do Brasil
Série: Jardim I Educação Infatil /Manhã e Tarde
Faixa etária: 04 anos
Duração: 11 dias (de 05 a 19 de Abril)
Materias: Linguagem, Matemática, Bíblia, Natureza e Sociedade.
Professoras: Áurea e Mirian
professoras auxiliares: Edna e Eliude
Coordenação Pedagógica: Elijane Gama
Justificativa:
O tema oportuniza o aluno perceber-se outros Grupos sociais, auxiliando-o na Construção da sua identidade, Na atuação como o outro grupo na vida social, na Preservação do Meio Ambiente em que vive e na construção de valores.
Objetivos Gerais:
Refletir e valorizar a pluralidade cultural que existe no Brasil. Perceber Que Aquele povo precisa se evangelizado.
- Etapas previstas:
Construção de um livro de Receitas com culinária indígena .
Músicas sobres os índios.
Registros Através de textos e Desenhos.
Confecção um de mural .
Pesquisas.
Conversas Sobre o tema.
Confecção de cocar e chocalho.
Pintura no Rosto.
Desenhos para colorir.
- Sugestões de planejamento:
Linguagem: Padrões silábicos D, C, M, T. ..
Matemática: Números, quantiodade, Maior e menor, alto e baixo, Curto e Comprido.
Natureza e Sociedade: A Vida dos índios (Caça, Pesca, Onde moram, comidas, chás).
- Jogos e brincadeiras:
Curumim vai pra Oca!
Material: Arcos (bambolês)
Jogando:
Distribuir Os Arcos aleatoriamente Pelo Chão. Iniciar com a mesma quantidade de Crianças Participantes.
Como devem caminhar entre os arcos, ao sinal do professor "Curumim vai pra Oca!"
Devem entrar no arco.
Devem entrar no arco.
Dica: Esta brincadeira Foi baseada na brincadeira COELHINHO SAI DA TOCA
Culminância:
- Apresentação da Música: O indiozinho (João Colares) com alunos caracterizados
- Exposição de fotos e do livro de culinária indígena.
Avaliação:
A Avaliação Será processual Mediante o Desenvolvimento do Projeto, Observando a Participação, entusiasmo, Colaboração nas atividades Propostas constatar Eficácia do Trabalho.
- Para refletimos antes, durante e depois do projeto.
TIRADENTES-21 DE ABRIL
Um grito de liberdade!
Em 21 de abril comemoramos o dia do primeiro sonho de um Brasil livre da colonização portuguesa, exato dia esse em que Tiradentes, Joaquim José da Silva Xavier, no ano de 1792, morreu enforcado.
A Inconfidência foi o início da mudança que pretendia a liberdade do Brasil do domínio colonial português. De lá para cá realmente muita coisa mudou, além de Portugal não ser mais nosso inimigo.
Frase de Tiradentes: "Esta terra há de ser um dia maior que a Nova Inglaterra!"
História do Descobrimento do Brasil
Em 22 de abril de 1500 chegava ao Brasil 13 caravelas portuguesas lideradas por Pedro Álvares Cabral. A primeira vista, eles acreditavam tratar-se de um grande monte, e chamaram-no de Monte Pascoal. No dia 26 de abril, foi celebrada a primeira missa no Brasil.
Após deixarem o local em direção à Índia, Cabral, na incerteza se a terra descoberta tratava-se de um continente ou de uma grande ilha, alterou o nome para Ilha de Vera Cruz. Após exploração realizada por outras expedições portuguesas, foi descoberto tratar-se realmente de um continente, e novamente o nome foi alterado. A nova terra passou a ser chamada de Terra de Santa Cruz. Somente depois da descoberta do pau-brasil, ocorrida no ano de 1511, nosso país passou a ser chamado pelo nome que conhecemos hoje: Brasil.
A descoberta do Brasil ocorreu no período das grandes navegações, quando Portugal e Espanha exploravam o oceano em busca de novas terras. Poucos anos antes da descoberta do Brasil, em 1492, Cristóvão Colombo, navegando pela Espanha, chegou a América, fato que ampliou as expectativas dos exploradores. Diante do fato de ambos terem as mesmas ambições e com objetivo de evitar guerras pela posse das terras, Portugal e Espanha assinaram o Tratado de Tordesilhas, em 1494. De acordo com este acordo, Portugal ficou com as terras recém descobertas que estavam a leste da linha imaginária ( 200 milhas a oeste das ilhas de Cabo Verde), enquanto a Espanha ficou com as terras a oeste desta linha.
Mesmo com a descoberta das terras brasileiras, Portugal continuava empenhado no comércio com as Índias, pois as especiarias que os portugueses encontravam lá eram de grande valia para sua comercialização na Europa. As especiarias comercializadas eram: cravo, pimenta, canela, noz moscada, gengibre, porcelanas orientais, seda, etc. Enquanto realizava este lucrativo comércio, Portugal realizava no Brasil o extrativismo do pau-brasil, explorando da Mata Atlântica toneladas da valiosa madeira, cuja tinta vermelha era comercializada na Europa. Neste caso foi utilizado o escambo, ou seja, os indígenas recebiam dos portugueses algumas bugigangas (apitos, espelhos e chocalhos) e davam em troca o trabalho no corte e carregamento das toras de madeira até as caravelas.
Foi somente a partir de 1530, com a expedição organizada por Martin Afonso de Souza, que a coroa portuguesa começou a interessar-se pela colonização da nova terra. Isso ocorreu, pois havia um grande receio dos portugueses em perderem as novas terras para invasores que haviam ficado de fora do tratado de Tordesilhas, como, por exemplo, franceses, holandeses e ingleses. Navegadores e piratas destes povos, estavam praticando a retirada ilegal de madeira de nossas matas. A colonização seria uma das formas de ocupar e proteger o território. Para tanto, os portugueses começaram a fazer experiências com o plantio da cana-de-açúcar, visando um promissor comércio desta mercadoria na Europa.
MÁSCARAS
PÁSCOA
Qual o real significado da Páscoa?
Qual o real significado da Páscoa?
A páscoa simboliza, resumidamente, a ressurreição de Cristo. Após ser crucificado, foi colocado em sua sepultura e, três dias depois, Jesus ressuscitou. A data é, segundo a religião cristã, a mais importante do calendário.
A Semana Santa é uma celebração super especial, em que toda a família se reúne para curtir momentos únicos e cheios de amor. Como a religiosidade é o que move a celebração, a solidariedade costuma se manifestar entre as pessoas durante essa época.
Saiba que a Semana Santa é a celebração da morte, paixão e ressurreição de Jesus Cristo, e é comemorado desde a entrada de Jesus em Jerusalém que ocorre no domingo de ramos até a sua ressurreição, que acontece no período da Páscoa. É importante ressaltar que o domingo de ramos que celebra a entrada triunfal de Jesus Cristo teve o seu marco quando Jesus foi recebido na entrada de Jerusalém, como um rei.
O segundo dia da Semana Santa é a segunda-feira santa que marca o início da caminhada de Jesus até a sua crucificação. O restante dos dias é sobre as dores de Maria. Sábado é o momento em que a igreja se lembra da morte de Jesus Cristo, seguido do sábado de Aleluia, que é a data que precede a ressurreição de Jesus, que é comemoração da Páscoa no domingo.
Como a Semana Santa 2012 é um feriado cristão todo dedicado à celebração e à reflexão da vida, muitas pessoas gostam de se programar antes para visitar a sua família, viajar, entre outros interesses nesse feriado. Saiba que a Semana Santa 2012 tem seu início no dia 2 de abril e finaliza no dia 8 de abril.
CARTÃO
A PÁSCOA E SEUS SÍMBOLOS
O nome páscoa surgiu a partir da palavra hebraica "pessach" ("passagem"), que para os hebreus significava o fim da escravidão e o início da libertação do povo judeu (marcado pela travessia do Mar Vermelho, que se tinha aberto para "abrir passagem" aos filhos de Israel que Moisés ia conduzir para a Terra Prometida).
Ainda hoje a família judaica se reúne para o "Seder", um jantar especial que é feito em família e dura oito dias. Além do jantar há leituras nas sinagogas.
Para os cristãos, a Páscoa é a passagem de Jesus Cristo da morte para a vida: a Ressurreição. A passagem de Deus entre nós e a nossa passagem para Deus. É considerada a festa das festas, a solenidade das solenidades, e não se celebra dignamente senão na alegria [2] .
Em tempos antigos, no hemisfério norte, a celebração da páscoa era marcada com o fim do inverno e o início da primavera. Tempo em que animais e plantas aparecem novamente. Os pastores e camponeses presenteavam-se uns aos outros com ovos.
OVOS DE PÁSCOA |
De todos os símbolos, o ovo de páscoa é o mais esperado pelas crianças.
Nas culturas pagãs, o ovo trazia a idéia de começo de vida. Os povos costumavam presentear os amigos com ovos, desejando-lhes boa sorte. Os chineses já costumavam distribuir ovos coloridos entre amigos, na primavera, como referência à renovação da vida.
Existem muitas lendas sobre os ovos. A mais conhecida é a dos persas: eles acreditavam que a terra havia caído de um ovo gigante e, por este motivo, os ovos tornaram-se sagrados.
Pintar ovos com cores da primavera, para celebrar a páscoa, foi adotado pelos cristãos, nos século XVIII. A igreja doava aos fiéis os ovos bentos.
A substituição dos ovos cozidos e pintados por ovos de chocolate, pode ser justificada pela proibição do consumo de carne animal, por alguns cristãos, no período da quaresma.
A versão mais aceita é a de que o surgimento da indústria do chocolate, em 1830, na Inglaterra, fez o consumo de ovos de chocolate aumentar.
COELHO |
O coelho é um mamífero roedor que passa boa parte do tempo comendo. Ele tem pêlo bem fofinho e se alimenta de cenouras e vegetais. O coelho precisa mastigar bem os alimentos, para evitar que seus dentes cresçam sem parar.
Por sua grande fecundidade, o coelho tornou-se o símbolo mais popular da Páscoa. É que ele simboliza a Igreja que, pelo poder de cristo, é fecunda em sua missão de propagar a palavra de Deus a todos os povos.
CORDEIRO |
Moisés, escolhido por Deus para libertar o povo judeu da escravidão dos faraós, comemorou a passagem para a liberdade, imolando um cordeiro.
Para os cristãos, o cordeiro é o próprio Jesus, Cordeiro de Deus, que foi sacrificado na cruz pelos nossos pecados, e cujo sangue nos redimiu: "morrendo, destruiu nossa morte, e ressuscitando, restituiu-nos a vida". É a nova Aliança de Deus realizada por Seu Filho, agora não só com um povo, mas com todos os povos.
CÍRIO PASCAL |
É uma grande vela que se acende na igreja, no sábado de aleluia. Significa que "Cristo é a luz dos povos".
Nesta vela, estão gravadas as letras do alfabeto grego"alfa" e "ômega", que quer dizer: Deus é princípio e fim. Os algarismos do ano também são gravados no Círio Pascal.
O Círio Pascal simboliza o Cristo que ressurgiu das trevas para iluminar o nosso caminho.
GIRASSOL |
O girassol é uma flor de cor amarela, formada por muitas pétalas, de tamanho geralmente grande. Tem esse nome porque está sempre voltado para o sol.
O girassol, como símbolo da páscoa, representa a busca da luz que é Cristo Jesus e, assim como ele segue o astrorei, os cristãos buscam em Cristo o caminho, a verdade e a vida.
PÃO E VINHO |
Jesus já sabia que seria perseguido, preso e pregado numa cruz. Então, combinou com dois de seus amigos (discípulos), para prepararem a festa da páscoa num lugar seguro.
Quando tudo estava pronto, Jesus e os outros discípulos chegaram para juntos celebrarem a ceia da páscoa. Esta foi a Última Ceia de Jesus.
A instituição da Eucaristia foi feita por Jesus na Última Ceia, quando ofereceu o pão e o vinho aos seus discípulos dizendo: "Tomai e comei, este é o meu corpo... Este é o meu sangue...". O Senhor "instituiu o sacrifício eucarístico do seu Corpo e do seu Sangue para perpetuar assim o Sacrifício da Cruz ao longo dos séculos, até que volte, confiando deste modo à sua amada Esposa, a Igreja, o memorial da sua morte e ressurreição: sacramento de piedade, sinal de unidade, vínculo de caridade, banquete pascal, em que se come Cristo, em que a alma se cumula de graça e nos é dado um penhor da glória futura" [3].
A páscoa judaica lembra a passagem dos judeus pelo mar vermelho, em busca da liberdade.
Hoje, comemoramos a páscoa lembrando a jornada de Jesus: vida, morte e ressurreição.
Hoje, comemoramos a páscoa lembrando a jornada de Jesus: vida, morte e ressurreição.
Colomba Pascal |
SINO |
O sino é um símbolo da páscoa. No domingo de páscoa, tocando festivo, os sinos anunciam com alegria a celebração da ressurreição de cristo.
Quaresma |
Óleos Santos |
[1] Baseado na Coleção Descobrindo a Páscoa, Edições Chocolate.
[2] A vitória da Páscoa, Georges Chevrot, Editora Quadrante, São Paulo, 2002
http://www.portaldafamilia.org/datas/pascoa/pascoasimbolos.shtml
A PÁSCOA NÃO É SÓ HOJE
(música composta por Míria Kolling)
na natureza tão cheia de esplendor.
no ar festivo, nas cores vivas,
eu sinto a tua e minha Páscoa, ó Senhor.
A Páscoa não é só hoje
A Páscoa é todo dia
Se eu levar o Cristo em minha vida,
Tudo será um eterno Aleluia (bis)
Toda beleza, promessa ou esperança
Todo esforço, trabalho e amor,
tudo é Páscoa, tudo é vida
pois neste dia o Senhor ressuscitou.
Tudo isto tenho dito diante de Deus, dos Homens e dos Anjos, para maior Glória de Deus. Amém, Amém e Amém!
Rev. Eugênio Ribeiro, Sh
no ar festivo, nas cores vivas,
eu sinto a tua e minha Páscoa, ó Senhor.
A Páscoa não é só hoje
A Páscoa é todo dia
Se eu levar o Cristo em minha vida,
Tudo será um eterno Aleluia (bis)
Toda beleza, promessa ou esperança
Todo esforço, trabalho e amor,
tudo é Páscoa, tudo é vida
pois neste dia o Senhor ressuscitou.
Tudo isto tenho dito diante de Deus, dos Homens e dos Anjos, para maior Glória de Deus. Amém, Amém e Amém!
Rev. Eugênio Ribeiro, Sh
A RESSURREIÇÃO DE CRISTO
Representação de alguns dos últimos momentos antes da morte e das primeiras aparições pós ressurreição, de Jesus.
Inicio:
Anjo aparece dizendo: No princípio era o verbo, e o verbo estava com Deus e o verbo era Deus. Tudo foi feito por ele e sem ele nada foi feito. Nele estava a Vida e a vida era a luz dos homens, e a luz resplandece nas trevas.
Toca música (Fundo): Via dolorosa - Sandi Patty.
em cena: Jesus todo ensangüentado caminha por entre a platéia, como se fizesse o mesmo trajeto do calvário. Jesus chega ao altar e cai de joelhos (Começa a orar).
Jesus» Pai santo! Eu mostrei quem tu és aqueles que tiraste do mundo. Guarda-os pelo teu nome que me deste, para que sejam um, assim como tu e eu somos um.
Quando estava com eles no mundo, eu os guardava com o poder do teu nome. E agora estou indo para perto de ti. Em favor deles eu me entrego completamente a ti. Faço isso para que de fato eles pertençam a ti.
Luz enfraquece e ouve-se sons de trovões e uma voz forte
Dizendo:” Mais ou menos ao meio-dia o sol parou de brilhar, e uma escuridão cobriu a terra até as três horas da tarde!”
Jesus» Pai! nas tuas mãos eu entrego o meu espírito! (Suspira e morre)
Uma voz de trovão, Deus, diz:
Este é o meu filho muito amado. Olhai gente de Jerusalém, e vede como está o corpo do menino amado desde sempre. Olhai e dizei se existe dor maior que a minha. Oh! tarde funesta! Anoiteceu sobre o mundo. O vento parou de soprar porque está morto o enviado. Olhai... é o corpo do meu filho... um corpo lavado em sangue. Cravou-se uma adaga em meu coração e me fere... e me fere. A dor do mundo alojada em meu peito. As trevas tomaram conta do dia para que a natureza não veja que meu filho está morto. Silenciai, ó ventos da tarde... e vós, raios e trovões e tempestades, irrompei do alto dos céus por que meu coração está dilacerado. Ele serviu de cordeiro e tirou o pecado do mundo. Sua morte ali naquela cruz, trouxe vida para todos os que nele crer.
Apaga-se todas as luzes e Jesus sai de cena(faça de um jeito
que ninguém veja).
Entram em cena 5 mulheres pelo corredor, a caminho do túmulo de Jesus. Chegando lá surgi um anjo (Colocar efeito de luz).
Anjo» Por que buscais entre os mortos quem está vivo? Ele não está aqui mas ressurgiu. Lembrai-vos do que ele vos disse, estando ainda na Galiléia. É necessário que o filho do homem seja entregue nas mãos dos homens pecadores e seja crucificado, para que ao terceiro dia ressuscite.
Anjo desaparece, e as mulheres felizes saem correndo.
Logo após entra dois discípulos caminhando (indo à cidade Emaús), e um pouco atrás entra Jesus de vestes brancas. Os dois homens conversam sobre o que tinha acontecido em Jerusalém (Ex. crucificação), então Jesus se aproxima, mas eles não o reconheceram pois estavam de cabeça baixa (tristes).
Jesus» Do que vocês estão falando?
1º discípulo» Você é o único em Jerusalém que não sabe as coisas que aconteceram lá e esses dias?
Jesus» Quais?
2º discípulo» As que dizem respeito a Jesus de Nazaré, que foi profeta, poderoso em o obras e palavras diante de Deus e de todo o povo.
1º discípulo» E como os principais sacerdotes e as nossas autoridades o entregaram para ser condenado à morte, o crucificaram.
2º discípulo» Ora nós esperávamos que fosse ele quem redimisse a Israel. Mas agora além de tudo isso, é já o terceiro dia desde que essas coisas aconteceram.
Jesus» Ó néscios e tardios de coração para crer em tudo o que os profetas disseram! Não era necessário que o cristo padecesse estas coisas e entrasse na sua glória? Vocês não lêem as escrituras? Não acreditam nas profecias de que o filho do homem deveria sofrer, para que ao terceiro dia ressuscitasse?
Então levantaram a cabeça e abriram os olhos, e reconheceram que era Jesus
que lhes falava. Ficam assustados e Jesus desaparece.
1º discípulo» Não parecia que os nossos corações queimava dentro do peito quando ele nos falava?
2º discípulo» Sim! Era ele! De fato o senhor ressuscitou! Ele está vivo!
Saem correndo para contar as boas novas aos outros.
Entram em cena onze homens (representando ser os discípulos), logo após entra correndo aquelas cinco mulheres que foram visitar o túmulo de Jesus (Começo da peça).
1º mulher» Ouçam!Irmãos! Irmãos! Fomos visitar o túmulo de Jesus e quando chegamos lá o corpo havia... sumido!
2º mulher» Sim! Mas daí surgiu um anjo dizendo: “Por que buscais entre os mortos quem está vivo?”. É verdade!
3º mulher» Acreditem! Acreditem!
Então entram em cena aqueles dois discípulos que estavam em Emaús.
1º discípulo» Irmãos! Nós o vimos! Estávamos a caminho de Emaús, quando ele chegou. No inicio não o reconhecemos, mas depois...
2º discípulo» Sim! Era Jesus! Ele ressuscitou!
3º mulher» É verdade! Assim como o anjo disse e como os profetas disseram: Jesus deveria sofrer para que no terceiro dia ressuscitasse.
Jesus aparece no meio dos discípulos.
Jesus» A paz esteja com vocês!
Todos ficam espantados
Jesus» Por que há tantas dúvidas na cabeça de vocês? Olhem! As minhas mãos e os meus pés, vejam que sou eu mesmo. Toquem em mim e acreditaram!
Todos se emocionam e se ajoelham.
Jesus» Enquanto eu ainda estava com vocês, eu falei o que tinha que acontecer. Tudo que estava escrito ao meu respeito; na lei de Moisés, nos livros dos profetas e nos salmos tinha que acontecer. Eis o que estava escrito: O messias tinha que sofrer e no terceiro dia ressuscitar. E que em nome dele, a mensagem sobre o arrependimento e o perdão dos pecados seria anunciada em todas as nações. Vocês são testemunhas destas coisas e eu mesmo lhes mandarei o que meu pai prometeu, mas esperem na cidade até que o poder de cima venha sobre vocês.
Jesus» Que Deus os abençoe e guarde. Recebi todo o poder no céu e na terra. Vão e façam discípulos em todas as nações e os batizem em nome do pai, do filho e do espírito santo. E os ensinem a obedecer tudo o que tenho mandado. E estarei com vocês todos os dias até o fim dos tempos. Amém!
DOCUMENTÁRIO:
DIA DO ÍNDIO - 19 DE ABRIL
DIA DAS MÃES
ATIVIDADES PARA 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL:
FONTES: http://paixaoemensinarprofe.blogspot.com.br/2010_04_01_archive.html
http://adrianaartesanatoemeva.blogspot.com.br/search/label/Toy%20Story
http://elizinharocha.blogspot.com.br/2009/02/pascoa-atividades-e-sugestoes.html
ATIVIDADES DE LÓGICA
FONTE: http://espacoescola-atividadeescolar.blogspot.com.br/2011/04/36-atividades-de-matematica-para-o-1.html
MATEMÁTICA
http://elizinharocha.blogspot.com.br/2009/02/pascoa-atividades-e-sugestoes.html
ATIVIDADES DE LÓGICA
FONTE: http://espacoescola-atividadeescolar.blogspot.com.br/2011/04/36-atividades-de-matematica-para-o-1.html
MATEMÁTICA
22/03/2012 - DIA DA ÁGUA
SUGESTÕES DE ATIVIDADES: http://piquiri.blogspot.com.br/2007/05/planeta-gua.html
Nesta página, você confere tudo sobre o brincar e como utilizar as brincadeiras na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Reportagens, vídeos, entrevistas com os melhores especialistas, jogos online e planos de aula fazem parte deste guia.
EDUCAÇÃO INFANTILPlanos de aula
ENSINO FUNDAMENTAL
Multiplicação com o jogo Sjoelbak ou Bilhar Holandês
http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/
MENSAGENS
O
VALOR DE UMA MÃE
Mãe
carinhosa e protetora,
Cheia
de vida e vencedora.
Nessa
sua intuição educadora,
Numa
esperança mediadora
O
valor de uma mãe,
Linda
e geradora.
De
uma vida sabedora.
Sendo
atraente,
Nesse
caminho presente.
Que
é dádiva do Criador,
Amar
o seu filho por amor.
Como
é maravilhoso te chamar,
Nesse
seu nome tão singular.
Em
sua vida desvendar,
Em
cada momento tão particular.
Mãe
é aquela que procura,
Ser
aconchegante,
Ao
seu filho a todo instante.
Mãe
que é a benção da vida,
Uma
vida especial e merecida.
Com
sua vida sempre preocupada,
O
que vai acontecer em minha caminhada.
Mãe
você é a escolhida,
Fazendo
parte de minha vida.
Mãe
que vivo a admirar,
A
respeitar,
Por
sempre te amar.
Poeta
MBRA do Recanto das Letras
Poema para Mãe
Mãe,
Que ao dar a bênção da vida,
entregou a sua...
Que ao lutar por seus filhos,
esqueceu-se de si mesma...
Que ao desejar o sucesso deles, abandonou
seus anseios...
Que ao vibrar com suas vitórias, esqueceu seu
próprio mérito...
Que ao receber injustiças,
respondeu com seu amor...
E que, ao relembrar o passado,
só tem um pedido:
DEUS, PROTEJA MEUS
FILHOS, POR TODA
A VIDA!
Para você mãe, um mais
que merecido:
Feliz Dia das Mães!
Você merece!!!
Autor desconhecido
SUGESTÕES DE LEMBRANCINHAS:
Aguardem, em breve teremos mais sugestões!
COMPARTILHEM CONOSCO!
ENVIE POR E-MAIL MAIS SUGESTÕES EM ARQUIVOS: semecbsf@gmail.com
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