SUGESTÃO DE PROJETO PARA TRABALHAR O FOLCLORE
PROJETO ARTESANATO
I- Justificativa - O Projeto Artesanato objetiva despertar na criança o gosto pela arte relacionada ao Folclore Brasileiro, desenvolvendo suas habilidades, proporcionando o contanto com a diversidade de materiais e propiciando a apreciação e valorização dos trabalhos elaborados.
II- Objetivos - O Projeto Artesanato visa propiciar ao aluno:
- A interação com diversos materiais e procedimentos.
- O desenvolvimento de habilidades específicas relacionadas à execução dos trabalhos.
- O domínio das diferentes técnicas empregadas: pintura, emprego de adesivos, execução de trabalhos com sucata, etc.
- O interesse pela arte folclórica.
- A utilização de técnicas e procedimentos determinados, buscando aperfeiçoar seus conhecimentos e superar suas possíveis dificuldades.
- A realização de diferentes trabalhos nas diversas disciplinas.
III- Alunos Atendidos - O Projeto será desenvolvido com alunos do 1º ao 5º Ano.
IV- Desenvolvimento - O trabalho será desenvolvido em data especificada pela escola durante o ano letivo de forma interdisciplinar.
V- Avaliação - A avaliação do Projeto será realizada por meio da observação do desempenho e interesse dos alunos na execução das atividades.
II- Objetivos - O Projeto Artesanato visa propiciar ao aluno:
- A interação com diversos materiais e procedimentos.
- O desenvolvimento de habilidades específicas relacionadas à execução dos trabalhos.
- O domínio das diferentes técnicas empregadas: pintura, emprego de adesivos, execução de trabalhos com sucata, etc.
- O interesse pela arte folclórica.
- A utilização de técnicas e procedimentos determinados, buscando aperfeiçoar seus conhecimentos e superar suas possíveis dificuldades.
- A realização de diferentes trabalhos nas diversas disciplinas.
III- Alunos Atendidos - O Projeto será desenvolvido com alunos do 1º ao 5º Ano.
IV- Desenvolvimento - O trabalho será desenvolvido em data especificada pela escola durante o ano letivo de forma interdisciplinar.
V- Avaliação - A avaliação do Projeto será realizada por meio da observação do desempenho e interesse dos alunos na execução das atividades.
07 DE SETEMBRO: DIA DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
SUGESTÃO DE PROJETO
Praticamente em todas as cidades há desfiles no dia 7 de setembro. Grupos de militares, de policiais, de estudantes e muitos outros participantes desfilam pelas ruas ao som de músicas chamadas marchas e dobrados.
Peça aos alunos que se informem a respeito de como é comemorada a data em sua localidade.
Peça aos alunos que se informem a respeito de como é comemorada a data em sua localidade.
ADORNOS
Incentive os alunos a explorarem folhas de jornais de modo a criar espadas e chapéus para brincarem com a Marchinha (Caixa de idéias). Deixe que criem livremente e auxilie quando necessário.
Incentive os alunos a explorarem folhas de jornais de modo a criar espadas e chapéus para brincarem com a Marchinha (Caixa de idéias). Deixe que criem livremente e auxilie quando necessário.
TEXTO INFORMATIVO:
Desde que chegaram aqui, em 1500, os portugueses eram os donos de tudo o que havia no Brasil.
Muitos brasileiros estavam descontentes com os portugueses e queriam que o Brasil fosse um país livre e independente. Mas os portugueses insistiam em mandar em tudo.
Desde que chegaram aqui, em 1500, os portugueses eram os donos de tudo o que havia no Brasil.
Muitos brasileiros estavam descontentes com os portugueses e queriam que o Brasil fosse um país livre e independente. Mas os portugueses insistiam em mandar em tudo.
Depois de mais de 300 anos de mando português, no dia 7 de setembro de 1822, o príncipe D. Pedro I proclamou a independência e se tornou o primeiro imperador do Brasil.Desde então, somos reconhecidos como um país independente.
Cante com seus alunos a marchinha do Soldado. Se eles quiserem, encenem com chapéus e espadas feitas de jornais.
Cante com seus alunos a marchinha do Soldado. Se eles quiserem, encenem com chapéus e espadas feitas de jornais.
CANTE:
Marcha soldado,
Marcha soldado,
Cabeça de papel.
Se não marchar direito
Vai preso pro quartel.
O quartel pegou fogo.
O quartel pegou fogo.
Maria deu o sinal.
Acode, acode, acode
A bandeira nacional.
Fonte: Jogos e brincadeiras infantis.
SUGESTÕES DE ATIVIDADESDIA DA CRIANÇA - 12 DE OUTUBRO DE 2011
A COMEMORAÇÃO NO BRASIL
A iniciativa de criar um dia especialmente dedicado às crianças foi do deputado federal Galdino do Valle Filho, ainda na década de 1920. Depois de aprovada pelos deputados, o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 05/11/1924.
Mas a data só "pegou" mesmo em 1960 quando Eber Alfred Goldberg, diretor comercial da Fábrica de Brinquedos Estrela, fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto". Logo depois, as empresas decidiram criar a Semana da Criança, como meio de aumentar as vendas. Como a proposta surgiu no final de junho e os organizadores pretendiam fazer algo ainda naquele ano, o mês escolhido para a comemoração acabou sendo outubro. A idéia foi um êxito.
No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e "ressuscitaram" o antigo decreto.
Mas a data só "pegou" mesmo em 1960 quando Eber Alfred Goldberg, diretor comercial da Fábrica de Brinquedos Estrela, fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto". Logo depois, as empresas decidiram criar a Semana da Criança, como meio de aumentar as vendas. Como a proposta surgiu no final de junho e os organizadores pretendiam fazer algo ainda naquele ano, o mês escolhido para a comemoração acabou sendo outubro. A idéia foi um êxito.
No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e "ressuscitaram" o antigo decreto.
A partir daí, o dia 12 de outubro se transformou em uma das datas mais importantes do ano para o setor de brinquedos.
SUGESTÃO DE PROJETO PARA O DIA DA CRIANÇA
OBJETIVOS
• Homenagear a criança.
• Valorizar a criança.
• Festejar a semana da criança.
• Desenvolver a criatividade.
• Desenvolver a linguagem oral.
• Desenvolver a atenção e o raciocínio.
• Interpretar os direitos e deveres da criança.
• Promover jogos e brinquedos para a semana de criança.
DESENVOLVIMENTO
• Valorizar a criança.
• Festejar a semana da criança.
• Desenvolver a criatividade.
• Desenvolver a linguagem oral.
• Desenvolver a atenção e o raciocínio.
• Interpretar os direitos e deveres da criança.
• Promover jogos e brinquedos para a semana de criança.
DESENVOLVIMENTO
Eventos para a semana do Dia das Crianças:
• Músicas, paródias e poemas
• Declaração dos Direitos da Criança
• Dramatização
• Oficina de brinquedos
• Circuitos
• História coletiva
• Fantoches
• Jogos
• Brincadeiras
• Receitas
• Teatro
• Lembranças
• Desafios
• Passeios
• Museus
• Shopping
• Cinema
• Parques
• Músicas, paródias e poemas
• Declaração dos Direitos da Criança
• Dramatização
• Oficina de brinquedos
• Circuitos
• História coletiva
• Fantoches
• Jogos
• Brincadeiras
• Receitas
• Teatro
• Lembranças
• Desafios
• Passeios
• Museus
• Shopping
• Cinema
• Parques
CULMINÂNCIA
• Festa da Criança• Dia do brinquedo
• Passeios
FONTES:
O DIA-A-DIA DO PROFESSOR
Nenhum comentário:
Postar um comentário