Total de visualizações de página

quarta-feira, 1 de junho de 2011

BULLYING É COISA SÉRIA!

BULLYING
O Bullying deve ser trabalhado com o objetivo de sensibilizar educadores, famílias, alunos e sociedade em geral sobre a existência do problema e suas conseqüências, formando uma cultura de não violência e cidadãos conscientes do respeito à pessoa humana e às suas diferenças.
O QUE É BULLYING?
São todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais alunos contra outro (s), através: de ofensas, tirania, apelidos, humilhação, discriminação, exclusão, difamação, perseguição, assédio, agressão verbal ou física, ameaças, roubo, dominação, destruição de pertences, gozação, causando angústia, sentimentos negativos, baixa estima, dor e intimidação da vítima.
É um fenômeno social que pode surgir em vários contextos das relações sociais, pessoais, entre adultos, jovens e crianças em diferentes locais, como: trabalho, escola, prisões, asilos de idosos, ambiente familiar, clubes e outros.
ONDE OCORRE O BULLYING?
Mundialmente, em qualquer escola, em instituições diversas: pública, privada, primária, secundária, rural ou urbana.
CONSEQÜÊNCIAS
As crianças que sofrem Bullying, conforme suas características individuais, de suas relações com a família, o meio em que vivem, poderão superar ou não os traumas sofridos.
Poderão crescer com sentimentos negativos, deprimidos, com dificuldades de relacionamentos, serem agressivos e violentos no seio familiar e na sociedade, praticar ou continuar sofrendo Bullying no trabalho, tentar ou cometer suicídio, atos de delinqüência e criminalidade, levando para a vida adulta um comportamento anti-social.
MANEIRAS DE ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS COMO O BULLYING
ALVOS DO BULLYING: são pessoas geralmente pouco sociáveis. Quem sofre o Bullying, tem poucos amigos, são quietos, passivos, trocam sempre de escolas, outros abandonam os estudos, ou seja,  grupos que são prejudicados ou que sofrem as conseqüências dos comportamentos dos outros e não dispõem de recursos, habilidades, status para reagir e cessar os atos danosos.
ALVOS/AUTORES DE BULLYING: são aqueles que sofrem e praticam também o Bullying.
AUTORES DO BULLYING: são aqueles que só praticam o Bullying, indivíduos que possuem pouca empatia, geralmente são de famílias desestruturadas, sem relacionamento afetivo entre seus membros.
TESTEMUNHAS DE BULLYING: são aqueles que não sofrem nem praticam Bullying, mas convivem em um ambiente onde ele ocorre.
SUGESTÕES DE FILMES SOBRE BULLYING:
·            Elefante;
·            Klass;
·            Cuidado com o meu guarda-costas;
·             Evil – Raízes do mal;
·             Bully; 
       Kes; 
      Carrie – a estranha;
·          Te pego lá fora;
·          Deixe ela entrar ;
      Meu nome é Drillbit Taillor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário