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quinta-feira, 14 de abril de 2011

PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA


Contação de história: Importante recurso pedagógico para o desenvolvimento infantil.

Tutora: Luciana Silva de Paula Abranches

Era uma vez...
Ao ouvirmos esta expressão, quase sempre nos lembramos da vovó, da mamãe ou de uma tia que contavam histórias para embalar o sono. No passado os contadores eram os responsáveis por transmitir a história e a cultura do seu povo aos mais novos. Infelizmente, o contar histórias está se tornando uma prática pouco ou quase inexistente na sociedade moderna.  A figura do contador de história foi substituída pelo monitor da TV, computadores e vídeos-game. As crianças se isolam, perdem os momentos coletivos e passam a reproduzir imagens prontas de uma trama estereotipada, que não propicia a criatividade nem desenvolve a imaginação infantil.
Sandroni e Machado (1991) relatam que é na infância que se transformam as atitudes. Ouvindo histórias, as crianças se identificam com este ou aquele personagem, numa situação semelhante a alguma já vivida, e isso pode ajudar a resolver seus problemas.
Segundo a psicanalista Renata Meyer Sanches, é contando histórias e brincando, que as crianças aprendem a entender seus próprios sentimentos e a controlá-los.
Ouvir e contar histórias, é uma atividade que pode desenvolver o emocional da criança, ajudá-la a se organizar e socializar além de auxiliá-la no processo de alfabetização. Assim os contos de fada são considerados um instrumento pedagógico prazeroso e de grande auxílio no processo de construção da aprendizagem da criança.
Numerosos estudos têm mostrado que, ao compartilharmos a leitura de um livro com as crianças, não apenas se cria uma atividade prazerosa, mas também se organiza um importante momento de aprendizagem nos aspectos afetivos, social e cognitivo.
Portanto é necessário valorizar essa prática de contação de história, para a construção do conhecimento, do desenvolvimento ético e significativo da criança no cotidiano escolar. 






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